3 moedas e uma fábula sobre investimentos

Marcus V. Schönhorst W. Müller
Marcus V. Schönhorst W. Müller
May 2025
4 min

O que 3 moedas, o mercado de investimentos e seus objetivos têm em comum?

Você pode não ver relação agora, mas acredite se quiser, depois que você ler esse texto você vai saber mais de investimentos do que seu assessor de investimentos.

 

Era uma vez há muito tempo, nas terras de Judá, para além dos vales de Jerzeel, próximo ao mar da Galileia. Três homens de bom espírito receberam de sua divindade um desafio. Um jogo de 3 moedas com regras bastante simples, mas que mudariam a vida dos nossos heróis para sempre.

 O jogo consistia em escolher uma das moedas para ganhar dinheiro, como se fosse um investimento. Quando a moeda fosse escolhida não poderia mais ser trocada. Cada moeda tinha sua própria regra de retorno financeiro e, todos os meses, nossos heróis deveriam jogar cara e coroa para saber qual rendimento dos seus investimentos.

 

A regra das moedas era basicamente a seguinte:

Todos os meses os jogadores fariam apenas uma jogada com a sua moeda. Se tirassem cara, recebiam um valor, se tirassem coroa recebiam outro valor, conforme a tabela 1. Esse valor então era acumulado no baú de tesouro de cada jogador.

Tabela 1 Cara Coroa
Moeda 1 2000 shekeis 0 shekeis
Moeda 2 1500 shekeis 300 shekeis
Moeda 3 1000 shekeis 600 shekeis

Sheik era o nome da moeda.

 

Nossos 3 heróis eram: um mercador de especiarias, o dono de um vinhedo e um pastor de ovelhas. Juntos eles combinaram e escolheram a moeda que mais lhes fazia sentido.

 

  • Efraim, o mercador, com olhos ávidos por oportunidade, escolheu a Moeda 1. Efraim não se importava com altos e baixos e fixou seus olhos no resultado da Moeda 1.
  • Calebe, dono de terras férteis e vinhedos no vale de Jezreel, optou pela Moeda 2. Calebe gostou do equilíbrio da Moeda 2 e pensou que seria sábio minimizar as perdas, mesmo diminuindo os ganhos.
  • Asher, um pastor das colinas de Judá, com pés firmes e coração tranquilo, preferiu a Moeda 3, afinal haveria uma garantia de que em todos os meses algo cairia no seu baú e no longo prazo isso só poderia compensá-lo.

 

Neste momento eu gostaria que você leitor, sem spoiler, também escolhesse a sua moeda.

 

Os 3 heróis foram orientados pela divindade a se afastarem e nunca mais se falarem com uma exceção: Daqui a 20 anos eles deveriam voltar ao mesmo local e compartilhar sua história um com o outro. Eles também não deveriam gastar os recursos até um mês antes de sua reunião.

 Muitas luas se passaram e os 3 se encontram, já muito mais velhos, pela primeira vez em 20 anos. O primeiro a chegar no local, foi Asher. O Pastor chega confiante, vestindo roupas novas, em cima de um camelo forte, bem alimentado e espera os outros chegarem. Calebe chega em seguida, vestindo túnicas nobres, com muitas joias nos dedos e no pescoço, em cima de um camelo igualmente bem cuidado. Efraim vem logo em seguida vestido como Calebe, porém com 2 camelos, um para transportar suas coisas e outro para si.

 

Os 3 então se cumprimentam e mostram, em suas anotações, quanto dinheiro receberam ao longo de 20 anos:

 

  • Efraim: 240 mil Shekeis.
  • Calebe: 216 mil Shekeis
  • Asher, 192mil Shekeis

 

Asher fica intrigado e pergunta a ambos: Como eles conseguiram adquirir mais coisas? se ele havia feito a escolha mais garantida?

 Calebe olha para Asher com confiança, mas também se pergunta como Efraim o "venceu".

 

Efraim responde:

"Acontece, meus caros, que eu descobri uma coisa, mais por sorte do que por habilidade, confesso. Descobri que cada vez que jogo uma moeda de cara e coroa tenho chances iguais de obter qualquer resultado e que, por causa disso, ao longo dos anos meu resultado foi igualmente equilibrado entre cara e coroa. Por causa disso, depois desse tempo todo é como se eu tivesse tirado 1000 Shekeis todos os meses.

No início foi difícil, tirei 4 vezes seguidas Coroa, fiquei assustado - achei que minha escolha havia me condenado, mas conforme o tempo passou esse resultado foi se equilibrando"

 

Admirados e pensativos Calebe e Asher observaram nas suas anotações que o mesmo acontecera com eles e que o resultado foi como se tivessem tirado uma média da soma de Cara e Coroa ao longo do tempo.

 

E ai leitor, o que você achou? Qual foi a moral da história?

 

Bem, neste jogo, toda moeda tem 50% de chance de sair Cara, 50% de chance de sair Coroa. No longo prazo os resultados serão equilibrados - isso faz parte da "Lei dos Grandes Números".

Estatisticamente a escolha 1 dará mais retornos no longo prazo, mas é preciso ser resiliente às oscilações. A Moeda 1 varia de 0 a 2 mil (uma variação de 2000 pontos), a moeda 2 varia de 300 a 1500 (1200 pontos), a moeda 3 varia de 600 a 1000 (apenas 400 pontos).

 

Se você mudou sua escolha agora, isso também faz parte da lição. O conhecimento e a educação financeira mudam a forma como você encara o mundo. É por isso que nos EUA mais de 50% das pessoas estão na bolsa de valores, enquanto que no Brasil esse numero chega a 5%.

 

Portanto a moral da história é que o mais importante na hora de escolher quais posições de investimentos tomar (seja Cara, seja Coroa) são as probabilidades de acontecimento dos eventos, seu conhecimento sobre isso, o prazo e o seu perfil. Porque, se você alterasse as probabilidades de cara e coroa para 40% e 60% ao invés de 50% e 50%, por exemplo, tudo mudaria de figura. Então ao construir uma carteira de investimentos você deve ter:

  • As probabilidades dos eventos acontecerem.
  • O Perfil do investidor.
  • O tempo, ou seja, os objetivos.

 

Não existe resposta correta! Existe análise, estudo, modelagem estatística e financeira e conhecimento técnico de uma equipe inteira.

Você quer um plano financeiro e uma gestão de investimentos profissional? Entre em contato.
One page planner
Ascenda Wealth
Ascenda Investimentos
Compartilhe este artigo
Marcus V. Schönhorst W. Müller
CEO, Ascenda Investimentos