Seja bem-vindo ao terceiro capítulo da nossa jornada rumo à construção da sua carteira de investimentos! No último capítulo exploramos a importância da Renda Fixa na construção da sua carteira de investimentos, com as principais suas subclasses, como pós fixada, prefixada, indexada à inflação e híbrida, cada uma com diferentes produtos e características.
Agora, vamos explorar o mundo dos fundos multimercado, uma opção com bastante versatilidade para diversificar seus investimentos e buscar retornos mais atrativos.
Os fundos multimercado são como chefs experientes na cozinha financeira, misturando diferentes ingredientes (ou ativos) para alcançar resultados saborosos em sua carteira. Eles têm a liberdade de investir em praticamente qualquer tipo de ativo, como ações, renda fixa, câmbio e até mesmo derivativos.
Até por isso, esses fundos oferecem uma gama ampla de possibilidades de investimento, permitindo que você se beneficie de estratégias diversificadas e se adapte a diferentes cenários econômicos. Eles são uma excelente opção para quem busca equilibrar o risco e a rentabilidade, pois podem se ajustar às mudanças do mercado de forma ágil e eficiente.
Inclusive, um gestor de fundos Multimercado que eu gosto muito sempre dizia que para descrever os fundos multimercado só eram necessárias duas palavras: Flexibilidade e Agilidade. Isso se dá justamente por esse tipo de fundos de investimento terem a possibilidade de se ajustar e trazer rentabilidade em qualquer tipo de cenário.
1. Multimercado Macro: É o tipo mais comum de fundos Multimercado que temos no mercado. Fundos multimercado macro adotam uma abordagem ampla, investindo com base em análises macroeconômicas, como políticas monetárias, taxas de juros e cenários geopolíticos. Eles buscam lucrar com os movimentos nos mercados, sejam de alta ou mesmo de queda.
2. Multimercado Long & Short: Aqui, os gestores são como malabaristas do mundo financeiro, equilibrando posições apostando na alta(compradas /long) e apostando na queda (vendidas/ short) em diferentes ativos. Esses fundos buscam aproveitar as oportunidades de mercado, lucrando com a valorização de alguns ativos e a desvalorização de outros. Essa estratégia pode gerar retornos consistentes independentemente das condições do mercado.
3. Fundos de Fundos (FoF): Aqui, é como ter uma equipe de especialistas trabalhando em conjunto para maximizar seus ganhos. Os chamados Fundos de Fundos (famosos FoFs – do inglês Fund of Funds) alocam seus recursos em diferentes fundos geridos por diferentes gestores especializados em suas respectivas áreas. Essa diversificação interna pode reduzir o risco e aumentar a consistência dos retornos ao longo do tempo.
Vale lembrar que, além desses, existem também outros tipos de fundos multimercado, porém, estamos trazendo os mais presentes no mercado e também de alguma forma, os outros tipos acabam derivando destes acima.
Portanto, os fundos multimercado são uma ferramenta poderosa para construir nossa carteira de investimentos. Com sua flexibilidade, agilidade e diversificação, eles oferecem a oportunidade de buscar retornos mais atrativos em diferentes momentos, bem como um portfólio com maior proteção em tempos de instabilidade.
Ao escolher entre os diversos tipos de fundos multimercado, lembre-se de considerar seus objetivos, prazos e tolerância ao risco. E se precisar de ajuda para montar sua carteira de investimentos, não hesite em contatar a equipe da Ascenda. Estamos aqui para guiá-lo em cada etapa do processo, rumo ao sucesso financeiro!