Como fazer planejamento financeiro sem Excel?

Marcus V. Schönhorst W. Müller
Marcus V. Schönhorst W. Müller
September 2023
3 min

Queridos assinantes, clientes e amigos.

Você gostaria de abandonar o Excel e, mesmo assim, manter um planejamento financeiro eficiente?

Bom, então eu tenho a resposta!

Esse artigo tem o objetivo de ajudar a entender melhor a lógica de uso do MEU VISTA APP, plataforma que utilizamos aqui na Build para fazer o planejamento financeiro do cliente.

Esse aplicativo substitui todas as planilhas de Excel e consolida tudo num só lugar, de forma integrada com seu planejador e na nuvem. É uma ferramenta em tanto.

Vou mostrar um pouco de como o aplicativo funciona e, de quebra, evidenciar um pouco melhor o nosso processo de planejamento financeiro pessoal.

É importante dizer, entretanto, que o MEU VISTA só funciona se você tem um planejador financeiro cadastrado, você não pode utilizá-lo sozinho. Apesar disso, você vai perceber que é até melhor possuir um planejador do seu lado. Ele, muito provavelmente, vai se pagar ao longo do tempo.

PASSO 1:

O primeiro passo que você e seu planejador vão tomar será o de alimentar suas despesas e receitas no aplicativo com as informações do seu orçamento, de cabeça mesmo. Nessa primeira etapa (que é a segunda reunião com o planejador), o interessante é testar qual a noção que você mesmo possui, sobre sua própria situação financeira. Assim você já inicia o processo de autoconhecimento que é primordial para alcançar a estabilidade financeira e extrair o máximo do seu orçamento.

PASSO 2:

Num próximo passo, é necessário que, durante o próximo mês, anote tudo que gastou dentro do app. O app é bem simples e basta você abri-lo, lançar a despesa e pronto. Não se apegue tão rigorosamente às categorias, apenas anote. Na reunião com seu planejador você vai corrigir eventuais erros no lançamento e mais importante, vamos comparar juntos àquele orçamento que você fez de cabeça, com os gastos reais anotados durante todo um mês de atividades.

PASSO 3:

A partir daí começa a organização de algumas de suas metas e sonhos. O trabalho continua no gerenciamento do seu orçamento e ali pelo 3º, 4º mês de planejamento, você vai ter um bom panorama sobre sua vida financeira e uma boa noção de como seu estilo de vida esta alinhado, ou não, com seus objetivos pessoais. Essa parte é fundamental porque é aqui que montamos as estratégias para remover eventuais pequenas e/ou grandes pedras do seu orçamento, de modo que ele comece a se ajustar em direção aos seus sonhos e metas.

É durante esta e as próximas fases que são destinados e estudados os investimentos, analisamos possibilidades de seguros, reestruturação de dívidas, reorganização orçamentária, herança, tributação, entre outros. Tudo isso sempre com ajuda e suporte do seu planejador e da equipe da Build.

Com o aplicativo MEU VISTA, você nunca mais vai precisar usar o Excel, pensar nas fórmulas, nas tabelas. Você vai poder alimentar seu gasto na hora que eles estiverem acontecendo com poucos cliques, se quiser. Vai cadastrar seus investimentos, que serão cotizados automaticamente, vai poder direcioná-los para objetivos, metas e sonhos específicos, vai ver as suas metas constantemente serem batidas.

Se você tem mais dúvidas e quer entender melhor como é o nosso trabalho, entre em contato conosco pelo site.

Ficaremos felizes em realizar uma primeira reunião gratuita.

Compartilhe este artigo
Marcus V. Schönhorst W. Müller
CEO, Ascenda Investimentos