Consultor de Investimentos:
O consultor de investimentos, também conhecido como Advisor, desempenha um papel crucial na orientação dos clientes em relação aos seus investimentos. Sua responsabilidade principal é entender as metas financeiras e o perfil de risco de cada cliente e, com base nisso, desenvolver estratégias de investimento personalizadas e recomendar as carteiras para o cliente.
Aqui estão algumas das principais funções e responsabilidades de um consultor de investimentos:
Além deste aspecto focado em investimentos o consultor pode ainda abranger uma visão holística da vida financeira do cliente incluindo planejamento de aposentadoria, gerenciamento de dívidas, seguros, planejamento tributário e planejamento imobiliário. Enfatizamos a palavra pode porque há consultores de investimentos que mantém seus trabalhos reservados à área de investimentos apenas, aconselhando e recomendando carteiras para que você invista da melhor forma, sem que ele adentre em outras áreas da sua vida. Aqui na Ascenda Investimentos, temos os dois tipos de serviço.
Assessor de investimentos:
Já o assessor de investimentos ou Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é um profissional que atua como intermediário entre os investidores e as instituições financeiras, como corretoras e distribuidoras de valores mobiliários. Sua principal função é prestar serviços de assessoria, ajudando os clientes a tomar decisões de investimentos adequadas ao perfil de risco. O trabalho dos assessores é o de oferecer os produtos financeiros que encaixam dentro do seu perfil de risco padrão. Entretanto, por causa do modelo de remuneração eles podem acabar tendo um conflito entre o que é melhor para você e o que rentabiliza mais o escritório e a corretora, uma vez que esse profissional tem metas a bater que são impostas pela dinâmica do escritório pelo qual ele representa.
Aqui estão algumas características e responsabilidades do Agente Autônomo de Investimentos:
Remuneração Alinhada x Desalinhada
Os Consultores de investimentos são remunerados por uma taxa de consultoria, que é muito semelhante a taxa de administração dos fundos de investimentos. Ele recebe uma taxa referente ao patrimônio que está sob sua égide que pode variar entre 0,5% e 2% ao ano, ao qual chamamos de fee fixo.
Os Assessores de investimentos possuem dois modelos de remuneração, o mais comum deles, uma taxa embutida em cada investimento que ele distribui - por exemplo: Um produto de crédito privado que remunera 3% sobre o valor que o Assessor vender deste produto.
O outro modelo de remuneração do Agente Autônomo também é uma remuneração fixa (fee fixo), da mesma forma que os consultores.
Importante salientar que apesar dos modelos de remuneração o escopo de trabalho de cada um permanece o mesmo da descrição, sendo impostos por resoluções normativas da CVM, ou seja, mesmo que o Assessor receba um fee fixo, o escopo de trabalho ainda continua sendo mais restrito do que o escopo dos Consultores.
Como é na Ascenda Investimentos?
Aqui na Ascenda não temos o modelo de Assessoria. Atuamos apenas com modelo de Consultoria. Nossa comissão base é de 1,5% ao ano sobre o patrimônio em consultoria, porém esse valor decresce com uma série de fatores como indicações e tempo do cliente. Nós também temos um trabalho extra de planejamento financeiro familiar onde um dos nossos planejadores mergulha na sua vida financeira e passa a te ajudar a organizar todos seus gastos, decisões financeiras e investimentos. Esse programa é pago a parte e visa ajudar aqueles que precisam a organizar e otimizar suas finanças.
Quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho com planejamento financeiro?
Acessa https://www.ascendainvestimentos.com.br/planejamento-financeiro