Investindo de Forma Sustentável: ESG e Finanças Verdes

Thiago Coutinho, CFP®
Thiago Coutinho, CFP®
February 2024
3 min

Investir não é apenas uma questão de retorno financeiro, mas também de responsabilidade ambiental e social. Nesse contexto, conceitos como ESG e Finanças Verdes vem ganhando destaque. Como nossa missão aqui é te ajudar a investir e navegar no mercado financeiro, nós viemos descomplicar um pouco esses termos.

O ESG ou ASG

ESG, a sigla se refere à três critérios importantes de análise de empresas quando falamos de Sustentabilidade: “Ambiental, Social e Governança” (vem do inglês Environmental, Social and Governance - ESG).

· Ambiental: Aqui é avaliado o impacto da empresa no meio ambiente, seja na busca de eficiência energética, redução de emissões e gestão sustentável de recursos naturais, por exemplo.

· Social: Avaliação do envolvimento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e práticas trabalhistas éticas, por exemplo. Empresas que promovem a diversidade, igualdade de gênero e condições de trabalho justas tendem a ir bem nesse critério.

· Governança: Diz respeito à estruturação da empresa como um todo, mas principalmente de sua liderança e transparência. Empresas com conselhos bem estruturados, práticas anticorrupção e relatórios claros são consideradas melhores em governança.

Finanças Verdes

As Finanças Verdes representam um ramo crescente e essencial dentro do universo dos investimentos, focado em levantar capital para iniciativas que promovam a sustentabilidade ambiental e social, já que existe uma preocupação crescente com as mudanças climáticas e a necessidade de transição para uma economia mais verde e sustentável.

A principal característica das Finanças Verdes é a alocação de recursos para projetos e empresas que contribuam para a preservação do meio ambiente e a mitigação dos impactos negativos das atividades humanas. Esses investimentos buscam não apenas retornos financeiros, mas também benefícios ambientais e sociais a longo prazo.

Investir levando em consideração critérios ESG e Finanças Verdes não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente a longo prazo, já que as empresas comprometidas com esses princípios muitas vezes apresentam desempenho financeiro sólido, alinhando lucro e propósito. Assim, elas tendem a ter uma melhor performance num horizonte maior de tempo, já que estão se preparando melhor para o futuro como um todo, além do fato de que esses critérios tem sido cada vez mais procurados pelos investidores na hora de analisar as empresas. Essa abordagem não é apenas sobre retornos imediatos, mas sobre moldar um futuro mais sustentável para todos.

Quer entrar nesse mundo de investimentos sustentáveis e não sabe como? Conte com o nosso time da Ascenda para te mostrar as melhores estratégias e critérios de investimentos para trilhar esse caminho sustentável junto com você.

Acesse nossa comunidade pra aprender ainda mais sobre investimentos e conversar com os consultores da Ascenda em www.escoladeplanejamento.com

Compartilhe este artigo
Thiago Coutinho, CFP®
Head Ascenda Sports