Divulgado toda semana, às segundas-feiras, o Boletim Focus traz projeções macroeconômicas do país sendo assim muito importante para os investidores. O relatório é desenvolvido pelo Banco Central, publicado no site oficial do BACEN e demonstra a média das expectativas do mercado desde 2011. Entre os indicadores estão o IPCA, Taxa Selic, Câmbio, Taxa de crescimento do PIB... A pesquisa conta com cerca de 140 instituições como bancos, corretoras, consultorias e até universidades.
As expectativas são projetadas para o fechamento dos anos (atual e os três seguintes) e são reunidas de segunda a sexta e tira-se a média. Os números são apresentados em tabela e uma evolução gráfica que demostram o histórico das expectativas há 4 semanas, há 1 semana e valor atual que corresponde a última semana. É possível identificar quantas respostas o boletim recolheu e há quantas semanas consecutivas ocorre a tendência de alta, queda ou sem alterações.
Como exemplo, abaixo o último publicado:
Importante em especial para os investidores, já que as perspectivas trazem dados que podem afetar suas estratégias. Vale reforçar que se tratam apenas de expectativas, portanto a diversificação e gestão de risco da carteira é fundamental. O relatório amplia a sua visão sobre macroeconomia. Se, por exemplo, a Taxa Selic começa a ter uma alta, o investidor pode buscar por ativos que se beneficiarão como na Renda Fixa. Tão importante, que o serve como base até mesmo para tomadas de decisão em relação à política monetária do Brasil, ferramenta para controle da inflação. Você encontra as publicações em https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus.
O banco central disponibiliza ainda o chamado "Ranking Top 5", classificação das instituições que mais acertam as projeções de curto, médio e longo prazo. O aluguel subirá muito próximo ano? Gastarei mais com mercado? Os juros no país subirão? São perguntadas que podem ser acompanhadas com o Boletim Focus e deixar você mais preparado para o futuro.