Planejamento Financeiro o que ele verdadeiramente representa?

Marcus V. Schönhorst W. Müller
Marcus V. Schönhorst W. Müller
August 2023
5 min

O planejamento Financeiro

O Planejamento Financeiro é um braço da ciência financeira, onde levantam-se dados e informações sobre a vida financeira de uma pessoa com o objetivo de criar um modelo para que ela atinja seus objetivos e sonhos de vida.

Ele nasceu no final da década de 60, nos Estados Unidos. Especialistas da área de seguros perceberam a necessidade de criar estratégias para auxiliar as pessoas a gerenciar seu dinheiro e patrimônio tendo metas e objetivos bem definidos. Esse serviço é executado por profissionais altamente qualificados vindos do mercado financeiro, que possuem certificações bastante difíceis de serem obtidas, com provas complexas e extensas, muitas vezes em inglês.

Existe um órgão internacional chamado Financial Planning Standards Board (FPSB) que regula regras e procedimentos éticos a serem adotados de forma científica pelos planejadores financeiros de todo o mundo. No Brasil, quem fica de olho nesta profissão é a CVM, a ANBIMA e o instituto PLANEJAR.

Um plano financeiro é um documento que contém a situação financeira atual de uma pessoa e suas metas monetárias de longo prazo, bem como estratégias para atingir essas metas. Este plano financeiro pode ser criado de forma independente ou com a ajuda de um planejador financeiro certificado, como mencionei acima.

De qualquer maneira, em ambos os casos, ele começa com uma avaliação completa do estado financeiro atual do indivíduo e das expectativas futuras que ele tem para si e sua família.

Compreendendo o Plano Financeiro

Quer você esteja sozinho ou com um planejador financeiro, a primeira etapa na criação de um plano financeiro envolve reunir muitos pedaços de papel ou, mais provavelmente hoje em dia, cortar e colar números de várias contas baseadas na web em um documento ou planilha.

O Planejamento financeiro é como uma pirâmide:

1. A base da pirâmide é sobre gestão de riscos:

Digamos você deseja se aposentar aos 62 anos, trabalhou duro por isso e está fazendo tudo ao seu alcance para acumular renda até lá, programou investimentos, calculou o valor acumulado, controlou seus gastos, mas não possui gestão de riscos. É possível que você falhe. Possuir um plano de saúde, seguro de saúde ou invalidez, coberturas de responsabilidades pessoais, cobertura de propriedade, acidentes e cobertura catastrófica, são fundamentais para atingir seu sonho com mais certeza. Mesmo que você possua um bom planejamento de investimentos, é possível que você não atinja o seu objetivo final se estes riscos não estão cobertos. Isso porque os anos de trabalho útil da sua vida são os mais importantes, e se você perder o seu bem mais importante que é o seu trabalho, a sua saúde, sua capacidade em produzir e gerar riqueza, você coloca seu sonho e objetivo em risco. É nesta etapa da vida que você vai acumular o que for preciso para o seu próprio legado.

2. O segundo nível desta pirâmide é seu fluxo de caixa:

Onde estudamos a criação e manutenção de capacidade financeira (receitas, despesas e patrimônio), planejando tudo para atingir os objetivos que você quer.

3. Plano de investimento de longo prazo:

Um plano personalizado baseado em objetivos de investimento específicos e um perfil pessoal de tolerância ao risco.

4. O quarto estrato representa o seu planejamento sucessório e de seus ativos:

Proteção e disposições para seus beneficiários.

5. Estratégia de aposentadoria:

O plano deve incluir uma estratégia para acumular a renda de aposentadoria de que você precisa.

6. Planejamento tributário:

Otimização da estrutura tributária que incide sobre a renda e o patrimônio afim de minimizar os impostos sobre a renda pessoal na medida permitida pelo código tributário.

7. E na última camada os seus sonhos:

Suas necessidades, seus objetivos, sua visão.

Perceba que você não chega neste nível a não ser que tenha completado todos os outros passos anteriores. Cada um dos níveis é indispensável para se alcançar o próximo.

O planejamento financeiro no final das contas serve para que você marque como feito todas as camadas desta pirâmide para que, no final, você consiga passar adianta o seu legado, suas conquistas e atinja seus objetivos.

Uma boa analogia, que gosto de usar, é a de uma maratona. Se você é um corredor e quer participar de uma maratona, você precisa de um plano para implementar mais e mais quilômetros ao seu condicionamento afim de completá-la no futuro.

Digamos que você pretenda completar uma maratona de 42km daqui 6 meses. Se você não colocar na sua rotina de treinos um cronograma onde mais e mais quilômetros são adicionados ao seu histórico até que você complete todos os 42km dentro de 6 meses, você não será capaz de completar esta prova, portanto o planejamento e a manutenção dele são fundamentais para tal.

Quer saber mais sobre esse tipo de serviço entre em contato conosco!

Compartilhe este artigo
Marcus V. Schönhorst W. Müller
CEO, Ascenda Investimentos