Planeje sua Independência Financeira

Stephanie Messias de Brito, CFP®
Stephanie Messias de Brito, CFP®
March 2023
5 min

PLANEJE SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

É comum depois de uma certa idade buscarmos pela nossa independência financeira, assim como ouvir que fulano conseguiu alcançá-la pois saiu da casa dos pais, não depende mais dele se paga suas próprias contas, esse pode ser um fase da independência financeira, mas certamente não é o final.

De forma resumida, ser independente financeiramente significa viver de renda, colocar o dinheiro para trabalhar para você e assim não ser dependente de trabalho ou de outras pessoas para pagar suas contas.

Confundir liberdade financeira com a independência financeira também é comum. A liberdade financeira deve ser vista como um passo à frente, e é conquistada quando você pode escolher comprar uma casa, viajar, doar com maior tranquilidade. Seu estilo de vida não tem restrições por conta de dinheiro, não há amarras ou limites e sim liberdade de escolha.

Chegar lá pode parecer complexo demais, mas o segredo é um só: planejar! No caminho alguns passos poderão ser mudados ou melhorados e são esses importantes ajustes que trazem reflexões e aprendizado.

Hoje vou ajudar você a estruturar seu objetivo de independência financeira analisando alguns pontos, mas antes de entramos em detalhes vale reforçar:

PARA TER SUCESSO FINANCEIRO O SEU COMPORTAMENTO VALE MAIS QUE UM MILHÃO NA MÃO.

Obvio para alguns, um absurdo para outros. Não é difícil encontrar histórias de sortudos que ganharam na loteria e ainda sim não conseguiram conquistar a liberdade financeira.

O perigo de não ter um comportamento saudável pode ser visto não só nestes casos como também em um estudo sobre os vizinhos desses ganhadores.

Pesquisadores da Universidade de Alberta analisaram o fenômeno dos vencedores de loterias canadenses entre 2004 e 2014 que ganharam quantias moderadas e continuaram morando no mesmo lugar. O resultado foi um aumento de 6.6% na chance de seus vizinhos decretarem falência!!! Um reflexo da ostentação dos ganhadores. A publicação completa você pode ver aqui.

Emoções podem trazer gastos desnecessários que fazemos por impulso. Para maior controle financeiro é necessário entender não só sobre o assunto como também ter clareza de seus reais objetivos financeiros para manter o foco e não desviar do caminho.

Na fase inicial dessa construção serão necessários os seguintes passos:

CONHEÇA SEU FLUXO DE CAIXA:

Entender tudo o que entra e o que sai é o primeiro passo para controle financeiro. É aqui onde se enxerga seu padrão de vida e quais são os possíveis cortes para que se comece a investir ou quitar dívidas.

Uma metodologia que pode ser usada é a 50/20/30:

·            50% do que ganha vai para gastos fixos
·            20% investimentos
·            30% para gastos variáveis

QUITE SUAS DÍVIDAS

É possível sim ter dívidas saudáveis, só é preciso planejamento e acompanhamento.

Se busca investir para pagar sua dívida, de modo geral, dificilmente a aplicação renderá mais do que os juros da dívida que você possui. Analisar uma portabilidade antes pode ser a melhor saída.
Quando a dívida é mais longa você pode planejar um acúmulo para quitar de uma única vez, eliminando assim não só os juros, como também as taxas de administração e seguros que não são economizados quando antecipamos uma parcela por exemplo.

Se sua parcela não cabe dentro do seu mês ou está justa dentro do bolso o foco é na eliminação de gastos, assim como no aumento da renda.

TRACE METAS PARA SEUS OBJETIVOS

Metas são seus objetivos de forma quantificada e divididas no tempo. Entenda os detalhes dos seus objetivos: valores, prazos, prioridades... Comesses dados em mãos, defina suas grandes metas e separe ao longo do tempo em pequenas metas, como poupar determinados valor por mês ou até semana.  

BUSQUE CONHECIMENTO SOBRE INVESTIMENTOS

Apenas aprofundando seu conhecimento você terá tranquilidade nas suas decisões financeiras. Primeiro passo aqui é descobrir o seu perfil de investidor. No mercado é comum vermos três perfis: conservador, moderado e arrojado. Eles te orientarão em relação a riscos dentro dos investimentos.

A Build, é parceira da plataforma de análise comportamental, Financial DNA (ou DNA Financeiro). Essa ferramenta internacional, analisa quantitativamente e qualitativamente seu perfil comportamental financeiro. São10 perfis únicos que trazem mais detalhes na hora de entender como pensamos e agimos na hora de investir.

Busque entender também o que são juros compostos, taxas como Selic e IPCA e entender a diferença de renda fixa e a renda variável.

Para começar a investir busque por uma corretora para abrir uma conta de investimentos. Corretoras são instituições financeiras direcionadas para investimentos. Assim como no banco, você abre sua conta e pode fazer suas aplicações. Você vai encontrar portifólios mais extensos, taxas menores e consequentemente rentabilidades mais atrativas.

MONTE SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA


Reserva de Emergência é fundamental para que seu planejamento não seja pego de surpresa.

Seu objetivo principal é proporcionar de 3 meses a 1 ano de “gordura” em caso de desemprego ou um período ruim no seu negócio, além de ajudar com imprevistos financeiros que podem fazer com que entre em dívidas.

A Covid-19 deixou bem claro a importância de uma reserva de emergência principalmente para autônomos! Ela deve ser dimensionada de 3x até 12x o seu custo de vida mensal. Quanto mais volátil sua renda maior sua reserva.



COMECE A INVESTIR PARA SEUS OBJETIVOS

A reserva de emergência precisa ser de fácil acesso, nunca se sabe quando você pode precisar, mas seus objetivos tem prazos e tamanhos diferentes. Essas características distintas abrem uma porta para um leque de investimentos possíveis. A partir dessa fase você começará a se aprofundar cada vez mais e assim que alcançar a sua independência financeira será experiente para gerir seu patrimônio.


Quando começar a investir com maiores conhecimentos de como estão suas metas e seu planejamento, lembre-se que não é do dia para noite que alcançará seus objetivos. Passará pela fase acumulação, de multiplicação e chegara na fase de preservar e desfrutar da sua independência financeira!

Para que esse caminho seja mais eficiente busque por profissionais especializados. Ter alguém com quem discutir os planos, que te traz atualizações e outra perspectiva, faz com que tenha mudanças necessárias mais rápido e com maior assertividade.

Ter independência financeira exige foco e não é necessariamente para ficar rico, e sim fazer escolhas inteligentes que te libertam.

Compartilhe este artigo
Stephanie Messias de Brito, CFP®
Diretora de Planejamento, Ascenda Investimentos