Saúde financeira é igual a mais viagens!

Stephanie Messias de Brito, CFP®
Stephanie Messias de Brito, CFP®
September 2023
3 min

Viagens estão sempre entre os 3 primeiros objetivos de vida!

Seja uma viagem específica, como levar os filhos à Disney, ou simplesmente viajar mais, é preciso ter cuidados para não se tornar uma lembrança em forma de dívidas.

Para ajudar nesta organização trago aqui os cuidados necessários para fazer a viagens dos sonhos, daquelas que só deixam boas recordações!

ANTES DE VIAJAR

Sua viagem começa no planejamento financeiro e é aqui se inicia o seu maior desafio: Dizer não

Planejamento, em sua fase inicial, significa definir sua prioridade e transforma-la em metas que se encaixem no seu mês. Quanto maior sua antecedência melhor! Lembre-se que imprevisto acontecem e sempre coloque um dinheiro extra nos cálculos!

Neste período de construção da viagem saiba que surgiram várias oportunidades e convites: um bate volta que não precisará se preocupar com a hospedagem, um familiar vendendo um carro com preço menor que o de mercado, visitar família que mora longe sem se preocupar com o transporte, as promoções e oportunidade vivem nos cercando. Vou repetir: oportunidades vivem nos cercando!

Aquela sensação que não consegue conquistar a viagem dos sonhos, em grande parte é porque ela foi quebrada em várias oportunidades que vieram pelo caminho, mas que não eram sua prioridade.

Poder viajar traz qualidade de vida, mas muitos na ânsia de sair da rotina, se deparam com viagens apertadas e retornos estressantes. Os viajantes planejados não vivem no limite. Eles sabem que isso significa menos viagens!

Tempo é seu maior aliado, mas só se você deixar

Tudo pode mudar, e quanto maior o prazo, maior a chance de uma mudança ocorrer. A desvalorização da moeda, por exemplo, pode fazer com que sua vigem fique mais cara sem que você se dê conta. O cambio, quando viagens internacionais, pode fazer com que a tão sonhada viagem seja até mesmo cancelada.

Definida sua viagem e seu prazo, coloque o dinheiro para trabalhar para você. O objetivo deve ser , antes de mais nada, o de proteção e não de especulação.  Busque se aprofundar como a renda fixa e fundos cambiais funcionam.

No caso da Renda Fixa, para viagens planejadas com mais de 2 anos de antecedência, chega-se a menor alíquota do imposto sobre os rendimentos que é de 15%.

Nos fundos cambiais o mais fácil é encontrar fundos em ao dólar ou ao euro, moedas mais forte que o real, protegendo de uma grande desvalorização. Caso não a encontre nos fundos cambiais comece suas compras mês a mês, aos poucos. Não espere acertar o melhor momento para a conversão, ele pode não vir!

DURANTE A VIAGEM

Não deixe a viagem subir à cabeça

Você conseguiu! Planejou, seguiu o plano e agora é só aproveitar! Porém, o controle financeiro também deverá continuar! O dinheiro demorar a vir e vai com uma facilidade que nos surpreende.

No início do planejamento já pensamos em quanto teremos para gastar por dia com supérfluos, portanto siga seu planejamento. Imponha limites.

Poder viajar traz qualidade de vida, mas muitos na ânsia de sair da rotina, se deparam com viagens apertadas, gastos desnecessários e não olham o saldo do cartão para não estressar.

Aproveitar de verdade é saber o orçamento, seguir o roteiro e caso ocorra um imprevisto ter flexibilidade para lidar sem maiores dores de cabeça!

DEPOIS DA VIAGEM

A meta é se tornar um viajante experiente!

Toda viagem nos ensina um pouquinho mais. Desde cultura, arte, comida e costumes até como podemos fazer escolhas mais inteligentes na próxima. Um exemplo comum é escolher um hotel mais barato já que não aproveitou tudo que o mesmo oferecia, e assim poder gastar um pouco mais nos passeios ou estender a viagem…

Melhorará seu planejamento para as próximas e aproveitará cada vez mais os destinos que escolher! Não esqueça de olhar para sua viagem e avaliar o que mudaria! Você sai de uma viagem planejando a próxima! Afinal uma viagem 5 estrelas é aquela que só deixa boas recordações e não vários boletos!

Compartilhe este artigo
Stephanie Messias de Brito, CFP®
Diretora de Planejamento, Ascenda Investimentos