Tese do Lítio - Como investir no Lítio.

Marcus V. Schönhorst W. Müller
Marcus V. Schönhorst W. Müller
November 2023
3 min

O lítio, o metal mais leve da tabela periódica, tornou-se uma escolha predominante para muitos dispositivos eletrônicos e elétricos do século XXI. É a base das baterias de íon de lítio e também está presente em produtos de consumo, como computadores e smartphones. Enquanto qualquer investimento em tecnologia orientada para o futuro é uma aposta, já que alguém pode inventar uma bateria melhor amanhã, parece que a demanda pelo lítio permanecerá alta por enquanto. Veja como investir nesse mercado.

1. Ações e Fundos de Ações

Duas das maneiras mais comuns de investir em lítio são por meio de ações, também conhecidas como equities, e um tipo de segurança conhecido coletivamente como derivativos. Talvez a maneira mais fácil seja através do mercado de ações. Você não pode investir diretamente em lítio desta forma, uma vez que commodities não têm ações negociadas publicamente. No entanto, você pode investir em empresas que utilizam ou fornecem esse produto.

Investir em empresas que fabricam baterias de íon de lítio, como Panasonic, Livent e Samsung, oferece acesso a esse mercado, ao mesmo tempo que permite investir nas próprias empresas. Isso significa que, se alguém inventar uma maneira melhor de armazenar energia, você fica menos exposto do que investir diretamente em lítio.

Alguns produtores de lítio têm ações negociadas publicamente, como a Albermarle Corp., que vende diretamente o lítio para as empresas que o utilizam.

Fundos negociados em bolsa (ETFs) e fundos mútuos são outra opção para obter exposição a ações de lítio. Por exemplo, existe o ETF de Lítio da Global X, que investe diretamente no lítio como commodity, construindo sua carteira com base em ativos relacionados ao lítio.

2. Futuros e Opções

Finalmente, você pode investir em lítio diretamente através do mercado de commodities com futuros e opções. Com esses derivativos, você pode literalmente comprar e vender acesso ao lítio como matéria-prima. No entanto, é importante observar que o mercado de commodities é extremamente volátil e arriscado.

Um contrato futuro é um compromisso de comprar ou vender alguma mercadoria em uma data futura. Existem dois tipos de contratos futuros: em um contrato padrão, você realmente compra a mercadoria em questão, enquanto em um contrato de liquidação em dinheiro, ambas as partes concordam em não trocar ativos físicos, mas sim o valor do contrato em dinheiro.

Ao contrário de um contrato futuro, em um contrato de opções você negocia o valor de um ativo. O valor do seu contrato é baseado na diferença entre o preço do contrato e o valor do ativo na data de vencimento.

Entretanto, ao contrário de um contrato futuro, um contrato de opções opera com liquidação em dinheiro. Você também tem a opção de não executar esse contrato, se desejar. Com futuros, na data de vencimento, você deve seguir com o acordo, mesmo se for uma posição perdedora. Com um contrato de opções, na data de vencimento, você pode decidir não prosseguir com o acordo se for desfavorável.

Para equilibrar esse sistema, ao comprar um contrato de opções, você paga um preço inicial conhecido como "prêmio" para a pessoa que o vende.

Conclusão

Existem várias maneiras de investir em lítio como commodity, caso você tenha interesse. Você pode buscar ações de empresas que produzem esse material ou o utilizam em veículos, baterias e aplicações relacionadas. Além disso, é possível investir em grupos de ações de lítio comprando participação em fundos, como ETFs. Alternativamente, você pode participar diretamente no mercado de lítio com opções e futuros.

Se você quiser um acompanhamento e um planejamento para investir no mercado internacional, a gente pode te ajudar. Envie sua duvida pelo nosso formulário de contato.

Compartilhe este artigo
Marcus V. Schönhorst W. Müller
CEO, Ascenda Investimentos